domingo, 17 de junho de 2012



FairIdeas - PUC RIO

Painel:Transformando a Inovação para a Sustentabilidade

Palestrante: Melissa Leach, Johan Rockstrom, Lidia Brito e Glauco Arbix

Glauco Arbix, presidente da FINEP
Segundo Melissa, devemos lembrar sempre que os limites planetários não são  estáticos.. Assim, de nada vale avaliar as mudanças dos últimos 20 anos, se não analisarmos  as mudanças dos últimos 40 anos.É hora de pensarmos mais criticamente a respeito sobre a inovação, para que possamos capacitar a população humana e transformar o modo de ‘fazer’ a inovação!

Para isso, devemos ter uma viso em 3D, ou seja, visando a  Direção, Diversidade e Distribuição.

A Direção nos garante a claridade dos objetivos que levam a inovação e nos leva agir dentro do espaço seguro para a aplicação da inovação.

A Diversidade, ou seja,a  pluraridade de valores, garante que o seu projeto resista ao travamento, responda a variedade de contextos e valores e resista às incertezas.

A Distribuição preza pelo compartilhamento das operações seguras entre as pessoas, países e instituições.
‘Pensar em inovação não é só pensar em tecnologia, mas também no lado sociopolitico’ , disse Melissa.
Já segundo Johan Rockstrom, é no auge da crise que as ideias inovadoras surgem, porem, todas as pessoas devem estar capacitadas tecnicamente para quando a crise surgir, e a janela se abrir, criar uma ideia inovadora.
Lidia Brito nos afirma ainda que de nada adianta se pensar nos caminhos para ideias sustentáveis se a comunidade não vivem de maneira sustentável.
Glauco Arbix, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), afirmou que, atualmente, o Brasil está investindo muito mais na inovação da tecnologia do que no passado. Essa mudança na forma de investimento está diretamente relacionada às novas formas de energia que o Brasil está desenvolvimento, como o projeto ETANOL e a energia eólica.



Museu do Universo - Planetário do Rio de Janeiro

Sapatos feitos a partir de fibra de naterial natural, como a soja
Em visita ao Museu do Universo, nos deparamos com a exposição das atividades desenvolvidas nas escolas municipais do Rio de Janeiro pelas crianças de 4 a 12 anos, com atividades de reciclagem e educação ambiental.

Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer os sapatos produzidos a partir de fibras naturais, como soja e bambu. 


Artigos da Casa Sustentavel

Desenhos que as crianças envolvidas fizeram sobre o tema Rio+20

Maquete sobre cidades sustentaveis feitas pelo projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário